Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > Dicas > Jogo mexe mexe no baralho: como jogar? Veja dicas!

Jogo mexe mexe no baralho: como jogar? Veja dicas!

19.04.2024

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Casal branco sentado em sofá e começando a jogar mexe mexe no baralho
Tag curiosidade Dicas

Jogar mexe mexe no baralho, também chamado de troca-troca, é diversão garantida no universo do carteado, reunindo 2 ou mais jogadores em uma dinâmica empolgante. O objetivo? Ser o primeiro a baixar todas as cartas na mesa!

Mas, como se joga mexe mexe no baralho? Afinal, esse é um jogo com regras próprias e que requer conhecimento de algumas estratégias para fazer você ser o grande vencedor.

Fique conosco até o final desse conteúdo e conheça as principais regras do jogo e algumas dicas de ouro que te ajudarão a se tornar um mestre nesse jogo envolvente.

Vamos embarcar juntos nessa jornada rumo à vitória!

Como se joga mexe mexe no baralho?

Com regras simples, esse jogo promove a interação entre todos os participantes, proporcionando momentos de pura diversão e competição.

Para jogar troca troca, basta ter um baralho comum em mãos, retirar os coringas e formar um grupo de jogadores. O objetivo é se livrar de todas as cartas da mão o mais rápido possível. Porém, para isso, algumas regras precisam ser respeitadas.

Principais regras

O jogo inicia com 11 cartas para cada jogador, sendo que o restante das cartas deve ser deixado ao lado, no monte. Portanto, para partidas com um número maior de jogadores, o ideal é reunir dois baralhos.

A partir daí, cada jogador deve baixar na mesa todos os jogos possíveis existentes em suas mãos, respeitando a vez de cada um e formando trincas ou sequências.

Além de baixar jogos completos, os jogadores também podem acrescentar cartas nos jogos que já estão na mesa, e até mesmo pegar cartas para formar novos jogos com o que possuem nas mãos, desde que todos os jogos na mesa permaneçam válidos.

Caso o jogador da vez não tenha nenhum jogo para baixar e não tenha nenhuma carta para acrescentar aos jogos da mesa, deverá comprar uma carta do monte e passar a vez para o próximo jogador.

Essa dinâmica acontece até que o primeiro participante tenha se livrado de todas as suas cartas, ou até que o monte tenha acabado. Nesse caso, todos devem contar os pontos e o vencedor será quem tive o menor número de pontos na mão.

Como calcular a pontuação?

A pontuação é muito fácil de calcular, basta saber que algumas cartas têm valor diferente do número que ela representa.

Nesse sentido, o valor de cada carta é o seguinte:

  • Carta Ás vale 15 pontos;

  • Cartas J, Q e K valem 10 pontos cada;

  • As cartas entre 2 e 10 possuem seus valores reais.

Veja também: Jogos de baralho: conheça os principais e saiba como jogar

Dicas para ganhar

Agora que você já conhece a dinâmica do jogo, vamos trazer algumas dicas que podem tornar tudo mais eletrizante. Afinal, um pouco de sorte até ajuda, mas o que faz um jogador vencer é a estratégia.

Confira as dicas que separamos a seguir!

Memorize as cartas

Mantenha um registro mental das cartas que já foram jogadas e as que continuam na mesa. Isso permitirá que você faça melhores jogadas e planeje estrategicamente suas próximas ações.

Assim, você terá mais controle sobre o jogo e poderá antecipar as jogadas dos seus adversários. Ao se manter atento às cartas em jogo, você poderá identificar padrões e tendências, aumentando suas chances de vitória. Lembre-se sempre de adaptar sua estratégia com base nas informações disponíveis, para tomar decisões mais acertadas.

Fique atento às sequências

Fique de olho nas sequências que estão se formando na mesa. Tente completá-las sempre que possível, pois isso permitirá que você descarte várias cartas de uma só vez.

Priorize trincas

Quando você tiver a oportunidade de formar uma trinca, faça-o imediatamente. Trincas são uma ótima maneira de se livrar de cartas rapidamente.

Evite cartas altas

Tente se livrar das cartas altas (como Ás, Rei, Dama e Valete) o mais rápido possível, pois elas têm uma pontuação alta e podem prejudicá-lo no final do jogo.

Mantenha a calma

Mantenha a calma e não se deixe influenciar por jogadas inesperadas dos outros jogadores. Concentre-se em sua própria estratégia e tome decisões ponderadas.

Assim, até aqui exploramos, com detalhes, cada etapa do jogo mexe mexe no baralho, regras, dicas estratégicas e muito mais para você melhorar sua performance e alcançar o sucesso nas partidas. Isto é, compreender as regras básicas do mexe mexe no baralho é apenas o primeiro passo rumo à excelência neste desafio emocionante.

Portanto, não perca tempo e coloque em prática todas as estratégias aprendidas aqui. Desafie seus amigos, mostre suas habilidades no baralho e torne-se um verdadeiro especialista em troca-troca. A vitória está ao seu alcance - embarque nessa jornada competitiva agora mesmo!

Lembre-se: a prática constante aliada ao conhecimento das melhores táticas é o caminho para se destacar nesse empolgante jogo. Prepare-se para viver momentos intensos de diversão e adrenalina com o mexe mexe!

Aproveite e acesse o site da COPAG para conhecer nossos baralhos e escolher o seu para começar a praticar mexe mexe quanto antes!

Confira: jogos para jogar em casal