Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > Curiosidades > Baralho espanhol e francês: saiba a diferença

Baralho espanhol e francês: saiba a diferença

02.09.2021

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Curiosidades
Tag curiosidade Curiosidades

Como amante da boa e velha jogatina, provavelmente sabe que existem diversos tipos de baralhos e cartas para todos os gostos, jogos e estilos, certo? E que existe diferença entre o baralho espanhol e o francês, né?!

Hoje, justamente, queremos falar sobre essa diversidade: os baralhos francês e o espanhol, e quais os detalhes que diferem cada um deles. 

Além disso, também vamos listar alguns jogos que utilizam as cartas do baralho espanhol e do baralho francês. 


Quer conferir e descobrir o que ainda não sabe sobre eles? Continue a leitura!


Ah, e se você tem curiosidade em saber como se deu o surgimento dos baralhos, desde os primórdios, confere o nosso artigo: “
Origens do Baralho”.   

 

O baralho espanhol

Baralho Espanhol

O baralho Espanhol possui maços que variam de 48 (de um a nove, mais as três figuras, por naipe) ou 40 cartas (um a sete, mais as três figuras, por naipe). Os dois tipos são considerados completos.

 

 Os naipes são classificados em 4, numerados de 1 a 12, além de 2 curingas ou "comodines". 

 

Neste baralho, as figuras são estampadas nas cartas 10, 11 e 12, chamadas sota (valete), cavalo e rei. Os naipes são divididos em ouros, espadas, copas e bastos.

 

 Confira alguns dos principais jogos que podem ser jogados com o famoso baralho espanhol:

 

 

Truco Gaúcho

 

O Truco Gaúcho pode ser disputado por até 6 jogadores, que se enfrentam em duplas. Cada jogador recebe 3 cartas e a equipe que fizer o número de tentos, vence.


Em cada rodada, os jogadores devem mostrar uma carta, e vence aquele que tiver a mais forte.

 

Saiba como jogar o Truco Gaúcho e as suas regras. 

 

 

Bisca

O Bisca é o jogo onde o participante busca acumular mais pontos que o adversário, baseando-se nas cartas pescadas e descartadas, com pontuação máxima de 120. 

 

O número de jogadores varia de 2 até 4 (em duplas). Ao final, os pontos são contados e somados as cartas obtidas. O jogador que acumular 60 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor.

 

No Brasil, o baralho espanhol predomina. Em nosso país, ele é o preferido e o queridinho das rodas de jogatinas!


O baralho francês

Baralho 139

O baralho francês possui 52 cartas, incluindo 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses: paus, copas, ouros e espadas, com figuras. 

 

Cada naipe possui um ás, um rei, uma rainha e um valete, com valores de dois a dez. 

 

Outros baralhos mais atuais incluem 56 cartas, com 14 para cada naipe, aumentando do número tradicional de quatro cartas de corte, ou seja, cavaleiro de paus, cavaleiro de ouros, cavaleiro de copas e cavaleiro de espadas.

 

Além destas cartas, alguns baralhos também vêm acompanhados de dois curingas, em cores diferentes.


Confira alguns dos principais jogos que podem ser jogados com o baralho francês:

 

 

Canastra

 

A canastra é jogada com quatro participantes, formando duas duplas, devendo estar sentadas na mesa em posições alternadas. Existe a possibilidade de jogar em dois jogadores, mas, nesta modalidade, os jogadores competem entre si. 

 

Primeiro você vai precisar de dois baralhos tradicionais, com 52 cartas cada. A distribuição é de 11 cartas para cada participante e dois mortos. O objetivo é fazer mais pontos que os oponentes. 


Saiba todas as
regras da canastra

 

 

Truco (paulista e mineiro)

 

No truco utiliza-se um baralho, sendo que as cartas 8, 9 e 10 e curingas são excluídas. O jogo acontece com duas duplas ou dois trios. Veja as regras do truco aqui.

 

 

Buraco

 

O burcao é jogado em dupla ou individual. Jogam-se várias rodadas, sendo somados os pontos atingidos por cada dupla, até que se atinjam 3000 ou 5000 pontos. 

 

Confira todas as regras do buraco aqui. 

 

 

Poker

 

O poker é jogado por duas ou mais pessoas. Cada jogador recebe 2 cartas fechadas na mão e, a cada rodada, dois jogadores realizam a Small Blind (SB) e Big Blind (BB), apostas obrigatórias que vêm logo após o Botão - melhor posição para jogar poker. 

 

Ganha quem conseguir ter as maiores cartas à mão por último. Confira todas as regras do poker aqui.

 

 

Onde comprar os melhores baralhos?

 

Garanta seus baralhos com a Copag!

 

Se você ainda não tem o baralho espanhol para jogar junto com a sua família e amigos entre as folgas ou nas jogatinas do domingo, a Copag tem.

 

Clica aqui e vem comprar as suas cartas favoritas, descubra também quais são os verdadeiros significados das cartas do baralho.