novidades no seu e-mail?
Jogo enquadrados: conheça mais uma sensação da COPAG
O Enquadrados, jogo que desafia, empolga e te faz correr contra o relógio, é o mais novo lançamento da COPAG.
Com 74 peças e desenvolvido para maiores de 14 anos, esse é o jogo ideal para quem gosta de unir habilidade, rapidez e atenção em um mesmo game.
E mais, ele pode ser jogado em 3 modos diferentes, o que torna tudo ainda mais interessante, garantindo que ele tenha uma jogabilidade muito maior e diversificada.
Entenda, a seguir, como jogar o Enquadrados, conheça as regras e veja o que muda em cada modo!
Se prepare para uma nova corrida contra o relógio a cada partida, e boa sorte!
Como funciona o jogo Enquadrados?
No jogo enquadrados, todas as obras de arte de uma nova coleção foram roubadas de um museu.
Para que ninguém perceba o sumiço dos quadros e o museu possa fazer a exibição das obras, os jogadores devem replicá-las de forma idêntica.
Assim, esse é um jogo de identificação de padrões, de atenção e de precisão, já que tudo isso deve ser feito o mais rápido possível.
Mas, quais são as regras? Descubra agora!
Quais são as regras do jogo Enquadrados?
O jogo Enquadrados comporta de 2 a 4 participantes por partida, sendo que cada um deve receber 6 cartas de réplica.
Além disso, na mesa, estarão 3 montes com as cartas quadro viradas para baixo, que são as cartas com as imagens das obras de arte que devem ser replicadas.
Assim, depois de embaralhar todos os montes, um jogador deve ter consigo uma pequena carta com o número 1, que sinaliza que ele é o primeiro a começar.
Como começar a jogar?
Com a mesa organizada e todos com suas cartas de réplica, o jogo pode ser iniciado.
Primeiramente, cada jogador deve escolher uma carta quadro de um dos montes e depositá-la na mesa, perto de si, virada para baixo.
Depois que o último jogador escolher a sua carta e deixá-la virada para baixo na mesa, uma contagem regressiva de 3 segundos deve ser feita. Ao final da contagem, todos podem virar suas cartas ao mesmo tempo, para ver qual quadro devem reproduzir.
Agora, cada jogador deve tentar reproduzir a carta quadro escolhida, usando suas próprias cartas de réplica. Lembrando que a réplica precisa ser exata para que a pontuação da rodada seja validada. Porém, o tempo também conta.
Quem conseguir terminar primeiro, deve colocar a mão no centro da mesa. Conforme os outros jogadores forem terminando, devem colocar a mão sobre a do adversário.
Porém, quando todos tiverem terminado e restar apenas 1 jogador que ainda não concluiu sua réplica, este deve parar e aguardar a verificação dos demais.
Assim, seguindo a ordem das mãos, cada jogador verificará se conseguiu reproduzir, de forma idêntica, a carta quadro que escolheu.
Como funciona a contagem de pontos?
Se a réplica estiver correta, o jogador deve virar a quarta quadro que havia escolhido e verificar qual o número que está atrás dela. Esse número será a pontuação que ele ganhará na rodada.
Lembrando que existem 3 montes de cartas quadro: monte 1, monte 2 e monte 3. Portanto, as cartas do monte 1 são mais fáceis do que as dos montes 2 ou 3, mas oferecem uma pontuação menor, e assim sucessivamente.
Cada jogador que pontuar, deve separar ao seu lado a carta quadro que utilizou, deixando a pontuação para cima.
No entanto, o jogador que não reproduziu o quadro de forma idêntica, deixará de ganhar o ponto e, se já houver pontuado em outras rodadas, deverá escolher qualquer uma de suas cartas quadro para perder o ponto correspondente, descartando a carta para fora do jogo.
E o jogador que não conseguiu finalizar o quadro?
O último jogador que não conseguiu terminar de reproduzir a obra de arte, ainda tem uma chance de pontuar.
Nesse sentido, se qualquer um dos outros jogadores errou a réplica e não reproduziu o quadro de forma idêntica, o último jogador que não teve tempo de finalizar o seu quadro, ganhará o ponto correspondente à carta quadro na qual estava trabalhando. Afinal, o erro do adversário impediu que ele pudesse continuar e terminar o desafio.
Quem é o ganhador?
A partida deve continuar nesse mesmo formato, até que um jogador consiga reunir 12 pontos, se tornando o grande ganhador.
Conheça também os modos variante e avançado
Além do modo normal de jogar enquadrados, o jogo permite mais duas modalidades: variante e avançado.
Confira, abaixo, como funciona cada um deles!
Modo variante
Na modalidade variante, o jogador que for iniciar a partida deve escolher uma carta quadro e deixá-la virada para cima no centro da mesa.
Assim, ao invés de cada um tentar reproduzir uma obra de arte diferente, nessa modalidade todos tentam fazer uma réplica exata do mesmo quadro.
Quem terminar primeiro avisa os demais, que devem parar imediatamente. Ao conferir, se a réplica estiver correta, ele pontua com 1 ponto, independentemente da pontuação correspondente da carta quadro escolhida (nesse modo, todas as cartas têm o mesmo valor).
Se a réplica estiver errada, ele deixa de pontuar e perde um ponto já conquistado, se houver.
Nesse modo, o jogo segue dessa forma até que alguém consiga reunir 5 pontos e ser o grande vencedor da partida.
Modo avançado
No modo avançado, a grande diferença é que entra um quarto monte ao lado dos montes de cartas quadro: as cartas estrelas (especiais). Essas cartas possuem quadros muito mais difíceis de serem replicados.
Além disso, apenas um jogador por rodada pode escolher uma carta estrela, os demais devem escolher necessariamente uma das outras cartas quadro normais.
Quais os efeitos das cartas estrela?
Assim que o jogador que estiver com a carta especial finalizar seu quadro e posicionar sua mão no centro da mesa, os outros jogadores devem parar o que estão fazendo.
Em seguida, seguindo a ordem normal do jogo, deve ser feita a verificação dos quadros de cada jogador que conseguiu concluir.
Porém, se o jogador com a carta especial acertou sua réplica, ele ganha 1 ponto (valor de todas as cartas especiais), mais a pontuação das cartas quadro dos jogadores que não conseguiram concluir.
No entanto, as cartas obtidas dos jogadores adversários, valerão a pontuação inversa. Ou seja, se for uma carta com valor 1, ela valerá 3, se for uma carta com valor 3, valerá 1, e a de valor 2 segue tendo valor 2.
Nesse caso, para guardá-las e não as misturar com as outras cartas que o jogador já conquistou ou que ainda conquistará, as cartas com pontuação inversa devem ser mantidas sob a carta especial que o jogador utilizou. Assim, a contagem final da pontuação não será comprometida.
Caso o jogador com a carta especial tenha errado sua réplica, além de ter que descartar essa carta, não ganhar a pontuação e perder uma pontuação já feita (como no modo normal), os outros jogadores ganham os respectivos pontos de suas cartas quadro, independentemente de terem concluído e/ou acertado suas réplicas.
Portanto, esse é o grande risco que a carta especial apresenta. Ao mesmo tempo em que o jogador pode ganhar mais pontos se conseguir concluir o desafio imposto por ela, pode fazer com que seus adversários ganhem pontos caso ele erre.
Assim, com essas 3 opções de modos de jogo, o enquadrados se torna ainda mais dinâmico e desafiador, garantindo a sua diversão e de seus amigos ou familiares por muito tempo.
Visite o site da COPAG agora mesmo e adquira seu Enquadrados o jogo que desafia você a correr contra o tempo e a fazê-lo com perfeição!