Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > A Copag > Truco Mineiro também tem: treta, barulho e diversão

Truco Mineiro também tem: treta, barulho e diversão

31.12.1969

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Tag curiosidade A Copag
Pouco diferente do Truco Paulista, tido como o mais popular, o Mineiro talvez seja a versão original do jogo, pois acredita-se que este era modo jogado por Bandeirantes que exploravam a região de Minas Gerais, vindos da Europa. E muito embora a versão mais jogada no Brasil, hoje em dia, seja a Paulista, a variante da terra do pão de queijo reserva as mesmas emoções para uma trucadinha com os amigos. Vamos conhecer um pouquinho mais?
Contando com uma dinâmica diferente, o jogo pode ser uma alternativa para quando for necessário variar o carteado com a galera ou mesmo quando faltarem parceiros, pois também há a possibilidade de jogar de forma individual.
 

Como jogar Truco Mineiro

Não é preciso nem renovar o baralho para jogar essa variação de truco, pois o seu fiel COPAG 139 já “limpo” (ou vazio) para jogar o Truquinho de sempre basta, já que o Truco Mineiro é jogado com as mesmas 40 cartas, descartando apenas o 8, 9 e 10.
 

Regras

As regras do Truco Mineiro também são, praticamente, as mesmas. Joga-se com com 3 cartas nas mãos, em quedas de 12 pontos, disputados rodada a rodada. Uma das diferenças em relação à versão Paulista, está a contagem de tentos. No Mineiro, as rodadas correm de 2 em 2, enquanto na outra, vão de 1 em 1. Nas trucadas também, a escalada parte de 4, 8 e 12 - na Paulista, é 3, 6, 9 e 12. 


Diferenças

A principal diferença está nas manilhas, uma vez que, no Truco Mineiro, as cartas mais fortes não variam, e por isso não há uma carta de vira como base. Ou seja, o 4 de paus, o 7 de Copas, o Ás de Espadas e o 7 de Ouros serão sempre as mandatárias em qualquer rodada. Uma das semelhanças ao Truco Paulista é que se respeita a mesma sequência de naipes, tendo o Zap como o mais forte e o Pikafumo como mais fraco. 

 

Depois das manilhas, as demais cartas seguem a mesma ordem de força, isto é, respeitando a clássica ordem numérica, partindo do 4 até o 7. E nessa versão, as figuras ganham ainda mais importância que no Paulista, por estarem diretamente abaixo das cartas mais altas, sendo que a sua ordem não sofre mudanças em nada: o Valete (J) segue vencendo a Dama (Q) e perdendo para o Rei (K)

E aí, o que achou do Truco Mineiro? Vale como uma alternativa para jogar com a galera e trazer uma novidade para a mesa, não é? Além disso, serve também para você aprimorar a sua trucada, em qualquer versão, pois também se faz necessário conhecer os sinais e blefar.

E para mais dicas de jogos ou sobre como melhorar neles, siga nossos conteúdos e continue jogando com a COPAG! 

Confira as dicas de como jogar truco | Saiba mais sobre a hierarquia do truco mineiro