Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > Regras > Color Addict - Regras

Color Addict - Regras

09.12.2022

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Tag curiosidade Regras

Regras de Jogo


Objetivo: O objetivo do jogo é se livrar de todas as suas cartas o mais rápido possível!


Preparação:


1) Embaralhe e distribua todas as cartas igualmente entre os jogadores, eles usarão estas cartas como montes de compras individuais.

2) Todos os participantes compram 3 cartas de seus próprios montes.

3) O jogador que distribuiu as cartas deve tirar a primeira carta de seu monte e a colocar no centro da mesa. O jogo começa!


observação:
O jogo não pode ser iniciado com uma carta especial, caso isso aconteça, outra carta deve ser virada.

como jogar: Não tem turno! Os jogadores devem jogar as cartas de suas mãos o mais rápido possível. A partir da carta que inicia o monte central, os jogadores devem sobrepor a carta do topo desse monte fazendo combinações de acordo com as possibilidades abaixo:



observação: Quando um jogador faz uma jogada, é aconselhável que ele anuncie a cor que é comum com a carta do monte central. Isso evita erros e torna o jogo mais fácil.

Caso o jogador não tenha cartas disponíveis para fazer combinações, ele deve ir comprando cartas até encontrar uma carta que faça uma combinação.


cartas especiais

Não são só as cores que podem confundir sua cabeça. Existem cartas especiais que irão ajudar ou atrapalhar a concluir seu objetivo. Cuidado! Elas também podem causar reviravoltas inesperadas. Você pode jogá-las a qualquer momento.


joker

Quando um jogador usa a carta Joker ele deve falar “JOKER!”. Os demais devem parar e escutar qual será a cor da próxima jogada. Assim que ele anunciar a cor, o jogo pode recomeçar.


Mão para trás

Coloque esta carta na frente de um dos jogadores, agora ele precisa jogar as próximas 5 cartas com uma mão atrás das costas. Acredite, é bem difícil!

congelar


Coloque essa carta ao lado do monte central e diga “Congelar!”, todos os outros jogadores devem ficar parados e quem jogou a carta tem 10 segundos para se livrar de tantas cartas quanto possível (respeitando as regras do jogo, claro).

Os outros jogadores devem contar até 10 antes de voltarem a jogar, ou podem ficar gritando cores aleatórias para tentar atrapalhar.


Trocar cartas

Coloque a carta “Trocar Cartas” ao lado do monte central e diga “Trocar!”, todos os jogadores devem trocar seu monte de cartas com o jogador à sua esquerda, o jogo só é retomado após todas as trocas terem sido feitas. Os jogadores devem manter as cartas que estão em suas mãos.

Alvo

O jogador coloca esta carta ao lado do monte central e diz “Alvo!” Todos os jogadores devem colocar a mão em cima do cartão o mais rápido possível, o último a colocar a mão deve comprar as 10 últimas cartas do monte de descarte e colocar no fundo de sua própria pilha.

observação: Quando um jogador faz uma jogada, é aconselhável que ele anuncie a cor que é comum com a carta do monte central. Isso evita erros e torna o jogo mais fácil.

Caso o jogador não tenha cartas disponíveis para fazer combinações, ele deve ir comprando cartas até encontrar uma carta que faça uma combinação.

 

Término do jogo

O primeiro jogador que conseguir se livrar de todas suas cartas é o vencedor! Caso os jogadores não tenham condições de fazer mais combinações com as cartas restantes, o jogo acaba. O jogador que tiver menos cartas na mão, é o vencedor!

Regras para iniciantes

O início é o mesmo, após as cartas serem distribuídas e cada jogador comprar três cartas  do seu próprio monte, o jogador que distribuiu vira uma carta do seu próprio monte. O jogador à esquerda de quem distribuiu as cartas começa o seu turno:

Jogada do turno

Caso o jogador possa fazer uma das combinações possíveis com as cartas que possui na mão, ele coloca esta carta no monte central.

Caso o jogador não puder fazer combinações com as cartas que tem na mão, ele é obrigado a comprar uma carta do seu próprio monte. Seu turno acaba.

Observação: Mesmo que a carta comprada sirva para fazer uma combinação, ela não pode ser jogada neste turno.

Compra e fim do turno: Os jogadores devem ter sempre 3 ou mais cartas nas mãos após o seu turno, portanto, se o jogador ficar com 2 cartas após sua jogada, deve comprar uma carta do seu monte.

Caso o jogador já tiver 3 ou mais cartas após conseguir fazer uma combinação, ele não compra cartas do seu monte.

Após esta fase de compra, o turno do jogador acaba. Dando vez ao próximo jogador à sua esquerda.

Término do jogo: O primeiro jogador que conseguir se livrar de todas as suas cartas, é o vencedor! Caso os jogadores não tenham condições de fazer mais combinações com as cartas restantes, o jogo acaba. O jogador que tiver menos cartas na mão, é o vencedor!

Observação: Na jogada por turnos a carta Congelar não tem função e deve ser tirada do jogo. A carta Mão para Trás também não é muito útil, mas é engraçado ver seu oponente se esforçando para jogar com uma mão só.