Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo

Cacheta

03.06.2020

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Regras
Tag curiosidade Regras

Número de jogadores na cacheta


A cacheta é um jogo de cartas popular no Brasil, especialmente na região sul do país. O número de jogadores na cacheta pode variar, mas geralmente é jogado por 2,4,6 ou 8 participantes. 

 

Aqui está uma explicação básica para os diferentes números de jogadores: 

 

Duplas (4 jogadores): Neste formato, dois jogadores formam uma equipe e se sentam um em frente ao outro. Cada jogador recebe um conjunto de cartas. 

 

Individual (2 jogadores): Cada jogador joga por conta própria. Eles se sentam em lados opostos da mesa e jogam um contra o outro. 

 

Trios (6 jogadores): Neste formato, os jogadores formam três equipes de dois. Cada equipe se senta alternadamente ao redor da mesa.


Quartetos (8 jogadores): Neste caso, quatro equipes de dois jogadores cada se enfrentam, com os jogadores alternados ao redor da mesa.

Número de cartas na cacheta


O jogo de cacheta, é jogado com um baralho comum de 52 cartas. No entanto, ao contrário de alguns jogos que utilizam todo o baralho, na cacheta, é comum jogar apenas com 6 ou 9 cartas por jogador. Isso pode variar dependendo das regras específicas adotadas pelos jogadores.

Contagem de pontos


Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate, os demais perdem um ponto. Um jogador sai do jogo quando chega à zero.

Embaralhamento e distribuição


Distribuem-se nove cartas, de uma em uma, ou de duas em duas, alternadamente entre os participantes. Uma carta do maço será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada, obedecendo-se ao naipe.

Este jogo pode ser jogado com ou sem este curinga, apenas sendo necessário se combinar antes de iniciar o jogo. Depois que cada jogador recebe suas 9 cartas, o jogador à direita de quem distribuiu as cartas começa.

As cartas restantes, viradas para baixo, formam o monte de compra.

Como jogar Cacheta


O objetivo do jogo é formar trincas e/ou seqüências, combinando as nove cartas. Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor.

Uma seqüência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas.

Os jogadores vão comprando cartas e descartando até formar suas trincas e/ou seqüências. Pode-se comprar do monte de compras ou utilizar a última carta descartada.

Quando algum jogador está com duas trincas e uma dupla e só falta uma carta para bater, ele pode dizer “pifei” ou “tô pifado”, avisando os outros jogadores.

Mesmo que você não esteja pifado, poderá dizer que está para assustar os outros jogadores, como forma de blefe.

Se um jogador bater com 10 cartas, os demais perdem dois pontos ao invés de um. Para bater com 10 cartas, uma das trincas ou seqüências deve ter uma quarta carta, chamada de ponta.


Qual a diferença entre cacheta e pife?


Cacheta e Pife são dois nomes para um mesmo jogo de cartas que possui variações regionais e, consequentemente, regras ligeiramente diferentes dependendo da região em que é jogado.

Acesse a nossa loja online e garanta momentos de diversão com os nossos baralhos Copag!