Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > História > De onde vieram os baralhos?

De onde vieram os baralhos?

29.09.2020

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Tag curiosidade História
Baralhos são objetos de uso popular há muitos séculos. Simples peças de cartão ou plástico, pouco é conhecido sobre sua origem.


São, no entanto, produtos complexos de uma indústria gráfica especializada.


Bem mais recentes que outros tipos de jogos – como os de tabuleiro e dados, existentes há milhares de anos antes do nascimento de Cristo –, os baralhos revolucionaram a atividade lúdica, acrescentando um componente de incerteza às disputas.


Além do fator sorte, incorporado aos jogos através dos dados, incluiu-se o desconhecimento de parte das cartas envolvidas, aumentando o sabor e a dificuldade das partidas.

 
Como a maioria dos objetos comuns de origem antiga, não é possível precisar quem, onde e quando inventou esse tradicional instrumento. Registros disponíveis apresentam referências a baralhos a partir do final do século 13, na China.


Mas o baralho moderno, com o qual jogamos atualmente poker, bridge, buraco e truco, surgiu na Europa no final do século 14 (em torno de 1370) trazido pelos mamelucos, que governavam o Egito à época e mantinham intensa relação comercial com a Itália e Espanha.


Destes países espalhou-se rapidamente para toda a Europa, daí para colônias e países em outros continentes, sendo hoje encontrado em todo o mundo.



Por José Luiz Giorgi Pagliari e Cláudio Décourt