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Como jogar URBS: conheça as regras
Você sabe como jogar URBS? Esse é um jogo estratégico de draft (pegar e passar cartas). Cada partida é rápida, levando em média 20 minutos, e podem participar de 2 a 5 jogadores, com idade recomendada a partir de 14 anos.
O objetivo do jogo é criar novas cidades ao longo de 3 épocas (fases) e quem desenvolver o melhor planejamento urbano e acumular mais pontos ao final das 3 fases, ganha o jogo.
Continue acompanhando este artigo para conhecer as regras e aprender como jogar URBS!
Regras do jogo URBS
O jogo possui 75 cartas de construção separadas por épocas e 6 cartas de pontuação.
Cada carta de pontuação representa um tipo de construção que pode existir na cidade e as regras de pontuações atribuídas a cada uma.
Os tipos são:
- Pontuação com turismo;
- Pontuação com residência;
- Pontuação com comércio;
- Pontuação com progresso;
- Pontuação com lazer;
- Pontuação com indústria.
Além disso, cada grupo de cartas de construção deve ser utilizado nas suas respectivas fases.
Para o draft as regras são as seguintes: nas fases 1 e 3, cada jogador passa as cartas para os jogadores à esquerda e na fase 2 o draft acontece para a direita.
As cartas de construções vão sendo colocadas na mesa e anexadas umas as outras ao longo da partida, formando as cidades. Mas, só é permitido agrupar as cartas na posição horizontal (lado a lado) ou vertical (uma embaixo e outra em cima), nunca na diagonal.
Veja, a seguir, a dinâmica do jogo!
Como jogar URBS?
Primeiramente, posicione as cartas de pontuação em uma fila horizontal sobre a mesa, acima de onde as cidades serão construídas.
Então, separe as cartas de construção em 3 montes, um para cada fase. Pegue o monte da fase 1, reservando os demais, e divida as cartas igualmente entre todos os jogadores.
Em seguida, cada um deve escolher uma carta de sua mão e depositá-la na mesa, virada para baixo. Depois que todos tiverem feito esse movimento, cada um revela sua própria carta e todos podem ver as primeiras construções dando início às suas cidades.
Agora é o momento do draft, em que cada jogador deve passar o monte de cartas que está em sua mão para o jogador posicionado à esquerda.
Feito isso, a dinâmica se repete, com a diferença de que daqui em diante cada jogador pode escolher como unir as suas construções (se na vertical ou na horizontal).
Esse é um detalhe importante, pois algumas cartas de pontuação conferem pontuações diferentes a depender da posição em que a construção se encontra.
Além disso, algumas cartas de construção têm um ponto de exclamação em um dos cantos, indicando que ela não pode ser posicionada em contato com uma carta de indústria.
A rodada segue até que tenham acabado todas as cartas de construção das mãos dos jogadores. Lembrando que a cada rodada deve ser feito um draft.
Quando as cartas terminarem, é o momento de utilizar as cartas da fase 2, seguindo a mesma dinâmica (com a mudança de direção do draft) e depois executar a fase 3.
Como contar a pontuação?
Com todas as fases concluídas, é o momento de fazer a contagem dos pontos. Para isso, cada jogador deve verificar a pontuação da sua cidade conforme os critérios elencados em cada uma das cartas de pontuação.
Para facilitar a contagem, as cartas de pontuação são separadas por cores que correspondem às cores dos tipos de construções da cidade.
Além disso, os pontos são atribuídos de forma diferente para cada construção e configuração de cidade.
Por exemplo, se a cidade tiver 4 construções de turismo conectadas entre si, você ganha 2 pontos. Porém, também pode perder pontos se não tiver o número mínimo de construções que a carta de pontuação de turismo estipular.
Carta prefeitura
No jogo existem três cartas prefeitura. Essa carta é diferente das demais e funciona como um coringa, mas cada cidade só pode ter uma.
Quem conseguir incluir uma prefeitura em sua cidade, pode escolher a cor que deseja atribuir a ela, de acordo com suas necessidades de pontuação.
Por exemplo, a carta de pontuação vermelha (progresso) diz que se a cidade não tiver nenhuma carta de construção vermelha, o jogador perde 10 pontos, se tiver apenas uma, perde 5 pontos e se tiver duas perde 3 pontos.
No entanto, se a cidade tiver 3 cartas vermelhas, ainda assim não pontua, mas ao menos não perde pontos.
Assim, se a sua cidade tiver 2 cartas vermelhas você pode definir que a sua prefeitura equivale a uma carta vermelha, evitando ter desconto de pontos.
Portanto, essas são as regras e a dinâmica de como jogar URBS, um jogo de estratégia que precisa também de uma pitada de sorte para que os drafts não atrapalhem o desenvolvimento da sua cidade.
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