Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > A Copag > Jogar juntos é… melhorar sua saúde mental

Jogar juntos é… melhorar sua saúde mental

30.06.2020

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Tag curiosidade A Copag

Notificações no celular, trabalho, cuidados com as crianças ou com os pais, preocupações com dinheiro ou saúde... tudo isso nos coloca em um estado de alerta elevado.


Mas, felizmente, sempre há cartas de baralho e jogos de tabuleiro para tirar nossas mentes do que quer que a esteja preocupando. 


Jogar pode ser um antídoto para muitas coisas que gritam por nossa atenção, e uma peça do quebra-cabeça para melhorar a nossa saúde mental.


 


Jogos trazem alívio e pensamentos positivos


Está claro em nossos jornais e no noticiário da TV que, como seres humanos, somos simplesmente conectados à negatividade. E, é aí que os jogos podem ser eficazes para impedir pensamentos negativos que surgem em nosso cérebro.


De acordo com o Psychology Today, “Desde o início da história da humanidade, nossa própria sobrevivência dependia de nossa habilidade de evitar o perigo.


O cérebro desenvolveu sistemas que tornaram inevitável que não percebêssemos o perigo e, assim esperamos, responder a ele”.


Um dia no spa não fará muita diferença: "São necessárias pequenas e positivas experiências para inclinar a balança em direção à felicidade".


Podemos sugerir uma maneira melhor? 


Reserve um tempo regularmente para um jogo. Cartas e jogos de tabuleiro podem funcionar como um botão de pausa enquanto a vida à nossa volta continua, nos dando a chance de nos relacionarmos com os outros. 


Eles ainda oferecem momentos de alívio para as famílias, desenvolvendo comunicação e tempo de qualidade juntos. 


 

Está tudo bem brincar... sendo um adulto?


À medida que passamos da infância para a vida adulta, as brincadeiras passam para o segundo plano. Simplesmente não parece uma maneira produtiva de gastar um tempo valioso. Mas é.


Frequentemente, o tempo de lazer após um longo dia de trabalho ainda é determinado pelas telas, da televisão aos smartphones. Jogar cartas e jogos de tabuleiro nos dá uma pausa bem-vinda (e necessária) do mundo digital. 


Quer ser produtivo? Tenha tempo para brincar, tenha tempo para o ócio.


O trabalho e outros compromissos desaparecem enquanto desfrutamos de alguma interação na vida real, diversão, criatividade e risos, que não foram rotulados como "o melhor remédio" por nada. 


Uma dose de brincadeira é exatamente o que precisamos para permitir o rejuvenescimento e o relaxamento que nossos cérebros adultos precisam desesperadamente.


 


Hormônios da felicidade em jogo


"Nada ilumina o cérebro como uma brincadeira", diz o Dr. Stuart Brown, pioneiro em pesquisas sobre brincadeiras. 


Ele descobriu que, quando as pessoas brincam, o cérebro dispara impulsos para o lobo frontal, onde muitas de nossas funções executivas são reguladas. E, é por isso que a reprodução está associada à melhoria da memória.


Enquanto jogamos, também há um efeito hormonal. 


Jogar aumenta os níveis de endorfinas em nosso corpo. Esses são os mesmos produtos químicos que proporcionam uma sensação calorosa e feliz ao desfrutar de um bom jantar ou depois de um treino. 


Enquanto você brinca e se liga às pessoas a sua volta, seu cérebro também libera ocitocina, um hormônio envolvido em sentimentos de amor e conexão.


Você também experimentará menos estresse ao jogar. 


Sim, pode haver muita emoção positiva. Mas o estresse negativo da luta ou fuga diminui à medida que você se concentra inteiramente na diversão e na segurança de um jogo de cartas e tabuleiro com amigos ou familiares. 


Esse é um mecanismo de enfrentamento útil que pode ajudar a protegê-lo contra o esgotamento.


 

Os jogos fazem você se sentir bem consigo mesmo


O dramaturgo irlandês e vencedor do Prêmio Nobel George Bernard Shaw (1856-1950) disse: "Não paramos de jogar porque envelhecemos; nós nos tornamos velhos porque paramos de jogar". Em outras palavras, brincar mantém a mente jovem.


Os jogos têm o poder restaurador da distração feliz e dos pensamentos positivos. Eles mantêm os problemas diários afastados enquanto você se diverte com amigos e familiares. 


E, eles criam boas lembranças para sustentá-lo por muito tempo depois que você termina de jogar.


Jogar cartas e jogos de tabuleiro é uma boa maneira de treinar habilidades de resolução de problemas e sair dos limites habituais. 


Uma pessoa tímida pode avançar para a frente enquanto joga. Os jogos fornecem uma sensação de fazer parte de algo, uma sensação de valor. Eles fortalecem a autoconfiança. E todos sabemos como se sentir bem consigo mesmo é crucial para uma boa saúde mental.


Deseja saber mais sobre os benefícios do jogo? Leia também:


Jogar juntos é… fortalecer laços