Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > A Copag > Jogar juntos é... Fortalecer laços

Jogar juntos é... Fortalecer laços

30.06.2020

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Tag curiosidade A Copag

Brincar é divertido. Fato! Mas os benefícios dos jogos vão além disso. Para todas as faixas etárias, o jogo tem surpresas específicas reservadas. Neste artigo, abordamos como o jogo de cartas e jogos de tabuleiro reúne as pessoas.



"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de jogo do que em um ano de conversa." Se Platão disse isso, então deve ser verdade. 


Quando somos crianças, brincar é a nossa primeira maneira de interagir com os outros. E pesquisas mostram que, em qualquer idade, usamos jogos e brincadeiras para fortalecer nossos laços com amigos e familiares.


 


É jogando que se aprende: como as crianças aprendem por meio dos jogos


Brincar é como as crianças aprendem desde a mais tenra idade. Você já viu um bebê rir quando joga o jogo mais fácil de esconde-esconde - agora você me vê, agora não? - Não é apenas adorável: ensina jovens cérebros sobre o mundo e as pessoas mais importantes em suas vidas.


Por meio de jogos, as crianças aprendem a entender as regras de como tratar uma a outra. Eles descobrem o que é justo e o que não é, e aprendem sobre como perder e vencer juntos. 


Brincar com os outros ensina as crianças sobre trabalho em equipe e estratégia. Enquanto isso, eles estão adquirindo habilidades sociais inestimáveis ​​e, o mais importante: fazendo amigos para a vida toda. 


Tudo isso ocorre naturalmente nas crianças, que podem transformar qualquer momento de tédio em um jogo divertido - e aprimorar a criatividade enquanto brincam.


 

Por que ainda jogamos quando adultos?


Quando crescemos, jogar ainda importa? Absolutamente. O tempo de brincar pode não ser uma parte essencial de nossos dias na idade adulta, mas continuamos encontrando tempo para diversão e jogos. 


Seja tão estruturado e planejado quanto se reunir para uma noite de jogos de cartas ou tabuleiro com os amigos, ou tão simples quanto fazer uma brincadeira com alguém no escritório: jogar é para todas as idades.


Os pesquisadores acreditam que jogar é crucial para a conexão humana. "A brincadeira é tão profundamente arraigada em termos de nossa própria vontade evolutiva de sobreviver", diz Bowen White, membro fundador do Instituto Nacional de Brincadeiras.


"A brincadeira nos ajuda a conectar-se com outras pessoas, porque somos abertos de uma maneira que lhes permite sentir, talvez, que essa é uma pessoa segura e talvez até divertida de se estar".


Quando escolhemos nos reunir e aproveitar a companhia um do outro durante um jogo, criamos confiança.


 

Jogar conecta todos nós


Configurar um jogo é uma ótima maneira de passar tempo com amigos e familiares, compartilhar risos e relaxar. 


Além disso, os jogos podem reunir as pessoas de uma maneira que nada mais pode. É por isso que muitas empresas usam jogos para team building e por que jogar é a maneira mais rápida de quebrar o gelo com um grupo de estranhos. 


Os jogos podem convencer a avó a cair no chão com uma criança entusiasmada e mostrar a você um ponto em comum com alguém que você acabou de conhecer.


Isso nos leva de volta à citação de Platão: "Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de jogo do que em um ano de conversa". 


Provavelmente, Platão nunca disse isso. Ele pode até não ter acreditado - seu trabalho indica que ele achava que os jogos eram um pouco frívolos.


Os gregos antigos, no entanto, estavam muito convencidos da importância de jogar. Eles pensavam em "brincar" como qualquer coisa, desde música e dança a atletismo e jogos de tabuleiro. 


Como nós sabemos? Um exemplo é uma linda ânfora do oleiro Exekias, representando os heróis míticos Ajax e Aquiles. Se eles conseguissem tempo para jogar dados no campo de batalha de Tróia, então certamente deveríamos.


Agora que você sabe como é importante jogar, que tal passar na nossa loja online e escolher alguns jogos? A família toda vai amar!