Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > A Copag > É possível prever o futuro com o Baralho Cigano?

É possível prever o futuro com o Baralho Cigano?

31.12.1969

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Algumas cartas do baralho cigano sobre a mesa
Tag curiosidade A Copag

Você com certeza já ouviu algum conhecido ou parente falando que foi a uma cartomante para “jogar as cartas” de tarot, ou até mesmo que já foi a uma cigana para poder prever o futuro, não é verdade?

Mas, a pergunta que sempre fica na cabeça é a seguinte: é realmente possível prever o futuro com as cartas de um Baralho Cigano? 

Antes de responder essa pergunta, é preciso voltar um pouco no tempo e na história.

Confere! 

 

A história do Baralho Cigano 

O Baralho Cigano, tal como o conhecemos hoje, nada mais era do que um jogo de cartas para atividades recreativas. 

Antes de ser o tal Baralho Cigano, esse sistema oracular era conhecido por Baralho Petit Lenormand - e ainda é chamado assim em grande parte do mundo.  

Marie Anne Lenormand (1772 – 1843) foi uma cartomante famosa da França napoleônica, que usava as cartas como um oráculo, embora o baralho ainda não fosse intitulado com o seu nome. 

Marie possuía forte ligação com a esposa do imperador Napoleão Bonaparte e, por esse motivo, os atendia com frequência.

Foi uma das mais célebres videntes em toda Europa, exatamente por ter previsto a ascensão e queda do Império de Napoleão. 

Em outro momento, ficou presa por doze dias quando, na ocasião, conseguiu prever a separação de Napoleão com sua esposa Josephine.

O Tarot de Lenormand, apesar de ter o seu nome, não foi criado por Marie. Um dos baralhos mais comercializados, o Lenormand, foi assim intitulado como estratégia de “marketing” da época, pois o nome da cartomante mais famosa poderia ajudar - e realmente ajudou muito - para que o seu criador, o empresário alemão Johann Kaspar Hechtel (1771–1799), ganhasse muito dinheiro com a comercialização do baralho, virando um dos oráculos mais comuns até os dias de hoje.

 

Petit Lenormand se transforma em Baralho Cigano

Nesse momento você deve estar se perguntando: então, como o Petit Lenormand passou a ser conhecido na maior parte dos países da América Latina e Sul como Baralho Cigano?

Por um motivo muito simples: os ciganos que habitavam nessas terras na época (e que adoravam e ainda adoram um oráculo, por sua crença), tiveram contato com o sistema de cartas Petit Lenormand (36 cartas). 

No entanto, as imagens utilizadas remetiam muito às figuras europeias. Por não conseguirem “se ver” representados nas figuras arquetípicas do baralho, os ciganos passaram a redesenhar as imagens segundo sua realidade, como, por exemplo, as cartas número 28 e 29.

No Petit Lenormand, essas cartas trazem um homem e uma mulher típicos europeus. Já no Baralho Cigano, eles passam a ser a cigana e o cigano. 

E foi assim que o Petit Lenormand passou a ser o nosso tão conhecido Baralho Cigano.
 

Como funciona a leitura do baralho cigano?

A leitura do baralho cigano funciona através da interpretação simbólica das cartas, que representam situações, pessoas e emoções. O leitor utiliza sua intuição para conectar-se às energias presentes, revelando insights sobre o passado, presente e possíveis futuros. Métodos variados, como a disposição das cartas e sua combinação, ajudam a proporcionar uma visão holística e perspicaz das questões consultadas.

 

Baralho Cigano: é possível prever o futuro?

Aí nos fica a grande pergunta: é possível mesmo prever o futuro com o Baralho Cigano

“SIM”! 

No entanto, precisamos compreender que todo oráculo tem como função primordial orientar sobre o momento vivido pelo seu consulente, e, diante disso, há desdobramentos.

O Baralho Cigano lida com esse sistema arquetípico (regido por símbolos universais), que têm a capacidade de, em seus próprios símbolos, orientar, simbolicamente, o consulente (pessoa que está consultando o oráculo) sobre situações passadas (uma vez que cada carta traz um significado universal em sua composição), bem como a situação presente (uma consequência do passado) que terá um desdobramento futuro (será a consequência do presente).
 

Então o que o Baralho Cigano mostra não tem como mudar?

Nesse momento, partimos do princípio de que estamos em constantes transformações. 

Sendo assim, se eu estou sendo orientado sobre um futuro que será um desdobramento do meu presente, logo, eu tenho a capacidade de mudá-lo, e, consequentemente, meu futuro terá outros rumos (e é aí que mora a grande magia do oráculo, que nos mostra uma vida dinâmica, não apenas uma vida imutável como muitos pensam que os oráculos fazem).

Diante disso, você pode se questionar: mas como tudo isso funciona? 

Essa resposta é um grande enigma, uma vez que é necessário saber se esse artigo despertou algo em você. 

Caso tenha, é possível darmos continuidade e trazer todo esse sistema de cartas (que é o Baralho Cigano) em outros artigos, e quem sabe até oferecer um curso de Baralho Cigano para que você possa aprender mais como funciona essa grande magia. 

Que tal?