novidades no seu e-mail?
Como a experiência do cliente pode fortalecer a sua marca?


O que realmente importa para a sua marca: vender aos montes, sem pensar no pós, ou fidelizar clientes com uma venda de qualidade? Provavelmente, a segunda opção brilha muito mais os seus olhos. Até porque, além de esvaziar o estoque, os consumidores fiéis geram maior lucratividade ao negócio.
Mas, para que isso seja possível, é fundamental oferecer uma experiência de compra única. Atendimento personalizado, pós-vendas de qualidade e produto que entrega o que o comprador busca fazem parte desse processo.
Agora, queremos saber: o que você faz de diferente para que a experiência do seu cliente seja satisfatória a ponto de fortalecer a sua marca? Se ainda não está realizando nenhuma ação, continue a leitura e veja mais sobre a importância desse assunto para sua empresa lucrar mais e ampliar a cartela de consumidores.
O que é experiência do cliente?
Conhecida também como Customer Experience, a experiência do cliente nada mais é do que o contato que um comprador tem com uma empresa no processo de vendas - descoberta da marca, conhecimento do produto/serviço, interação com os atendentes e a aquisição final.
A experiência é uma das formas mais relevantes das empresas fidelizar clientes e promover a sua marca, fortalecendo-a no pós-venda. O motivo? Se o comprador tiver um atendimento inigualável do início ao fim, mesmo após adquirir o que desejava, ele não trocará de lugar quando precisar realizar mais compras, porque sabe que há valor agregado ali.
Prova disso vem de números: segundo a PwC, rede de firmas independentes e uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, para 73% dos consumidores, a experiência é um dos fatores mais importantes para a decisão de compra.
Como a experiência do cliente impacta na sua empresa?
É fato: a experiência do cliente, quando satisfatória, impacta positivamente na percepção da sua marca perante o mercado e, consequentemente, no fortalecimento da mesma. Veja como:
Fidelização = vendas
A experiência repercute diretamente no volume de vendas do negócio. E isso tudo tem a ver com clientes fidelizados, pois eles tendem a comprar mais itens da empresa na qual têm confiança. Ou seja, se você ainda não investe em programas de fidelização, essa é a hora perfeita para criá-los e lucrar ainda mais.
Indicação e feedbacks positivos
A experiência do consumidor tem efeito direto nas avaliações da empresa e indicações. Afinal, quando um cliente sai satisfeito após uma compra, ele indicará aos seus amigos e conhecidos (o famoso marketing boca a boca, que é gratuito e dá super certo, porque atrai vendas e fortalece a marca).
Recursos internos bem direcionados
Não poderíamos deixar de mencionar como uma boa experiência do cliente contribui efetivamente para direcionar da melhor forma os recursos internamente, uma vez que o comportamento do consumidor acaba minimizando o retrabalho.
Exemplo inspirador de uma experiência do cliente bem-feita
Veja um case de sucesso de uma marca que garante a melhor experiência ao seu cliente:
A nossa escolha de marca não poderia ser outra: a Netflix. A empresa foca em autenticidade, senso de humor e agilidade no seu atendimento, prezando por estratégias digitais desenvolvidas para aproximar-se do seu público, cuidadosamente estudado pelo serviço por meio de um algoritmo preciso e específico.
Para isso, além de acompanhar as opções selecionadas pelos usuários, a plataforma também observa:
- Os aparelhos nos quais se assiste à Netflix;
- Por quanto tempo cada usuário assiste.
Com base nisso, cria propagandas, interações e publicidade para oferecer programas exclusivos, campanhas personalizadas e atendimento único, garantindo fidelização do público.
Dicas de como melhorar a experiência dos seus clientes
E como colocar em prática ações que melhorem a experiência do cliente? Algumas dicas rápidas podem ajudar:
- Treine seu time e mantenha-o sempre motivado e atualizados sobre as tendências atuais;
- Comunique-se com o seu cliente;
- Desenvolva uma cultura customer centric (centrada no cliente);
- Estude as preferências dos clientes em pesquisas de satisfação e questionários.
Acompanhe o blog da Copag
Curtiu as dicas e o assunto? Tem muito mais conteúdos como esse para melhorar a performance da sua empresa em nosso blog. Acompanhe!