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5 jogos para jogar (tretar) com os amigos!
Continuando com a nossa indicação de jogos, chegamos com uma lista que pode muito bem animar as férias de julho. E para a seleção de hoje, também pretendemos elevar o nível de competição e deixar as coisas mais animadas trazendo jogos com dificuldades variadas.
Confira os outros jogos que indicamos!
Pois não há ninguém melhor que a gente para saber que variar partidas e aumentar o nível de treta faz parte de qualquer rolê. Então prepare o seu baralho, reúna a turma e vamos jogar!
Presidente
Dificuldade: 1/5
Nada complicado, Presidente oferece diversão sem abrir mão do lado competitivo. A cada vez que o jogo tem um vencedor, a rodada seguinte fica mais difícil para o perdedor. Classificamos como dificuldade 1, por ter uma dinâmica simples. Bora ver como joga?
Como jogar:
Divida um baralho, excluindo os curingas, entre todos os jogadores, indicamos pelo menos 4 participantes. Definindo quem começa a partida, este jogador escolherá uma carta para dar início. A carta escolhida por ele pode ser unitária, dupla, trinca ou quádrupla, sempre do mesmo valor (isto é, trinca com 3 cartas de 5, dupla com 2 cartas de Rei, etc.). O jogador seguinte precisa igualar o número de cartas com um valor maior, ou seja, Se o primeiro jogador jogou um 4, então os demais precisam jogar uma carta de valor maior e na mesma quantidade indicada. A rodada segue até que ninguém mais consiga jogar ou alguém jogue um 2, que é a maior carta do jogo e tem a função de limpar a mesa. Ao limpar a mesa, o jogador que jogou o 2, reinicia a partida jogando a carta e quantidade que quiser. Quem conseguir acabar com todas as cartas da mão primeiro é considerado o Presidente e ganha uma vantagem para a próxima partida: a de trocar cartas com o último colocado da rodada anterior. O Presidente receberá do lanterna duas das suas cartas mais fortes e entregará a ele suas duas cartas mais fracas. Atenção, pois aqui mora a competitividade do jogo!
Confira o vídeo que fizemos explicando como se divertir com Presidente
Idiota
Dificuldade: 2/5
Idiota é o tipo de jogo rápido, mas capaz de criar uma treta sem fim, pois oferece a capacidade de ser vingativo no curto prazo. Nada complicado, seu grau de dificuldade é baixo, mas de confusão é alto. Vamos ver como jogar!
Como jogar:
Joga-se com dois baralhos e no mínimo três pessoas. As cartas curingas são descartadas e substituídas pelo 2 e pelo 10, preste atenção nisso que a função destes pode salvar a sua vida. Cada jogador recebe 9 cartas, com 3 de face para cima, outras 3 de face para baixo e mais 3 na própria mão. Antes de iniciar a partida, você pode trocar uma carta da sua mão com uma que estiver virada para cima na mesa em sua posse. A ordem de valor das cartas segue o tradicional, sem o 2 que é o curinga, o 3 passa a ser a mais baixa e o Ás a mais alta. O jogo começa justamente por quem tiver um 3 na mão - em toda rodada, é preciso comprar uma carta e descartar outra, tendo sempre três cartas em mãos - e o jogador seguinte deve igualar o valor ou jogar uma mais alta. Em caso de algum dos participantes não possuir uma carta para jogar, ele compra o monte e, assim, fica mais longe da vitória. Para esses casos é que entram os curingas. O 2 pode ser jogado a qualquer momento e zera a rodada, reiniciando de um valor qualquer acima dele. Enquanto o 10, que também pode ser jogado a qualquer hora, faz com que o monte seja descartado. Quando as cartas de compra terminarem é que o jogo começa de verdade, pois logo acabarão as cartas das mãos também. E agora? Bom, a partir daí, os jogadores passam a jogar as cartas viradas para cima do seu lado da mesa, mostrando o que tem e podendo ver o que o adversário vai jogar. Acabada as cartas de face para cima, passa-se a jogar as viradas para baixo e aqui a estratégia dá lugar à sorte. Quem acabar com todas as suas cartas primeiro, vence a partida.
Também tem videozinho explicando como jogar Idiota.
Pif Paf
Dificuldade: 3/5
Clássico e rápido jogo, mas tão divertido quanto os outros, Pif Paf exige atenção ao que acontece na mesa. Como são poucas cartas na mão, em relação às outras opções, as partidas são breves, mas bem dinâmicas e, se moscar, já era. É preciso estar atento às jogadas dos adversários e aproveitar bem as suas. Vamos rever.
Como jogar:
Joga-se com dois baralhos sem curingas e podem jogar de 3 a 8 jogadores. A dinâmica é similar a de outros jogos de canastra, cada jogador recebe 9 cartas e em toda rodada compra uma e descarta outra ao lixo, que fica à disposição para compra. O objetivo é fazer jogos com todas as cartas, esvaziando a mão, e as combinações podem ser feitas com três ou mais cartas, em trincas ou sequências. É possível escolher se você participa ou não da rodada que corre. As cartas dos jogadores que não desejam fazer parte da vez serão embaralhadas com a sobra, distribuídas novamente para corte e postas sobre a mesa, em pilha, fechadas, para que os participantes possam comprar. O primeiro jogador a encerrar as cartas da mão vence a partida.
Tutorial bem completo para você dominar o Pif Paf? Temos!
Truco Paulista
Dificuldade: 4/5
O truquinho nosso de cada dia não podia ficar de fora dessa lista, né? É sempre uma opção divertida ao mesmo tempo em que exige atenção e gera muita treta, como um bom velho jogo de blefe. Nós classificamos a dificuldade em 4 de 5 justamente por exigir que os jogadores sejam, pelo menos, iniciados na arte de roubar. É preciso despistar o seu adversário no Truco, e quem faz isso bem, geralmente sai vitorioso das partidas.
Como jogar:
Truco joga-se de forma individual, em duplas e até trios - já vimos pessoas jogando em quartetos, imagine a bagunça. Usa-se apenas um baralho, excluindo curingas e as cartas 8, 9 e 10, com uma ordem de potência que parte do 3, sendo: 3>2>Ás>K>J>Q>7>6>5>4
Distribui-se então 3 cartas para cada jogador, começando a partida pelo jogador à frente daquele que embaralhou e dividiu as cartas - chamamos o distribuidor de cada rodada de Pé. A cada rodada, uma carta diferente fica de face para cima na mesa, chamada de Vira, e que denomina a manilha do jogo. A manilha respeita a mesma ordem de potência, mas também tem sua própria sequência: Paus/Zap é a mais forte, seguida de Copas, Espadas/Espadilhas e Picafumo/Ouros. Em cada rodada, um jogador pode desafiar outro chamando por TRUCO! Ao fazer isso, a jogada passa a valer mais pontos: uma trucada simples vale 3 pontos ao vencedor, mas o desafiado pode elevar a mão e pedir 6, 9 ou 12. Caso haja o Retruco e o jogador que trucou recue, a dupla que retrucou leva a metade dos pontos indicados - ao correr de um 6, o adversário que retrucou leva 3 pontos.
Nós falamos muito sobre Truco por aqui e em nossas redes sociais, quer conferir um artigo ainda mais completo, temos.
Caso queira conhecer ainda a versão mineira, também falamos por aqui. Confira!
Tranca
Dificuldade: 5/5
Calma! Classificamos Tranca, ou 3 Vermelho, como 5 de 5 apenas por ser um jogo um tanto longo e que exige muita atenção e estratégia. Mas os mecanismos e dinâmicas são simples, muito parecidos com os de outros jogos de canastra, como o Buraco. Aqui, a ideia é fazer pontos ao mesmo tempo em que dificulta a vida do adversário. Confira no tutorial a seguir como jogar esse clássico.
Como jogar:
O objetivo, como dito, é pontuar alto por meio de canastras, sequências de cartas do mesmo naipe, e trincas variadas. Joga-se em duplas e com dois baralhos completos, com curingas. Cada jogador recebe 11 cartas, além disso, são divididos mais duas pilhas com 11 cartas, os chamados Mortos. O restante fica à disposição para compra na mesa. O 3 vermelho garante 100 pontos ao fim, na fase de contagem, já o 3 preto serve para barrar a mesa e impedir que um adversário compre a pilha de lixo - é bom saber a hora de usá-lo. A cada rodada, o jogador compra uma carta e descarta outra para o lixo, que fica à disposição de todos os jogadores. Enquanto isso, vai montando suas canastras. É possível montar canastras limpas, só com cartas de mesmo naipe, ou sujas, que contam com curingas - ao sujar uma canastra, ela passa a valer a metade dos pontos. Quando um jogador acaba com as cartas da sua mão, ele tem direito a comprar um morto, recebendo 11 novas cartas. Existem duas maneiras de bater: direta ou indireta. Batida indireta ocorre quando o jogador fica sem cartas na mão após baixá-las na mesa (sem descartar na lixeira), ele então poderá pegar o morto e continuará a sua jogada. Batida indireta é aquela em que o jogador fica sem cartas na mão após descartar uma carta na lixeira. Ele pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar. Para a batida final, é preciso ter no mínimo uma canastra de 7 cartas na mesa. Após isso, começa a etapa de contagem para ver quem venceu.
A contagem de pontos é feita ao término da partida. Somam-se os pontos das cartas na mesa, ou seja, os valores das cartas baixadas nos jogos, mais o valor extra das canastras - uma canastra inteira que vai de Ás a Ás vale 1000 pontos. Deduz-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para a dupla que bateu, soma-se mais 100 pontos da batida e, caso a outra dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade. Caso um jogador compre o morto por batida indireta e o adversário termine a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago como se não tivesse sido comprado.
Tá aí, 5 jogos com dificuldades variadas capazes de garantir a diversão ou ainda dividir a galera, mas que caem bem a qualquer hora. Conhecia todos já? Qual te chamou mais atenção? Fique ligado nas nossas redes que sempre estamos indicando novos jogos.
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