novidades no seu e-mail?
1 jogo, 1 Baralho COPAG
Você já sabe que baralho é com a COPAG, certo? Nós temos diversos modelos, com os mais variados layouts, estilos e também indicações! Pois é, ainda que qualquer conjuntinho sirva para qualquer jogo, temos alguns que podem elevar a experiência, criar novas possibilidades, além de permitir que em todo rolé se tenha um joguinho.
E, neste artigo, nós queremos te apresentar alguns jogos que podem ser muito bem explorados com essas variações de baralhos. De jogos conhecidos e outros modos, buscamos uma seleção animada que garanta a diversão (lê-se: treta) com os amigos e familiares, onde quer que estejam. Vamos lá!
Conheça 4 jogos para jogar com os baralhos COPAG
BURRO BEBE / GO DECK
Para abrir o rolé, vamos de GO Deck e o clássico Burro Bebe, afinal, esse nosso baralho é perfeito para qualquer ocasião, especialmente entre amigos numa mesa de bar. Pronto para tudo, o GO Deck vem com score card para marcar o placar das partidas. Além disso, o baralho é feito com cartas impermeáveis, que resistem duramente a qualquer tipo de situação - principalmente as que envolvem bebidas, como pede Burro Bebe.
Fique calmo que logo ele volta para loja, enquanto isso veja nosso teste extremo feito com o GO Deck
COMO JOGAR: típico jogo de formar joguinhos, como o Pife, Burro exige quadras com cartas iguais, isto é, com sequências de quatro cartas de um variado número ou figura. Para começar o jogo, todos os jogadores recebem 4 cartas e somente um destes fica com 5, este será o primeiro a jogar. A primeira rodada começa com o jogador com mais cartas passando uma à frente, seja ela qual for. Porém, entre as cartas em jogo, coloca-se também apenas um coringa, que também é passado entre os jogadores, mas com uma regrinha exclusiva: o jogador que recebe o coringa deve ficar com ele por, no mínimo, uma rodada. Ele não pode passá-lo à frente na mesma rodada em que o recebe - algo que pode atrapalhar bastante um jogador que já estiver com quadras em mãos.
Aprenda como se joga Pife
Ao formar uma quadra, o jogador deve colocá-la sobre a mesa com a face para baixo e de forma discreta, enquanto o jogo segue. Os jogadores que perceberem, também devem fazer isso e o último a baixar, perde aquela rodada e se torna o Burro da vez, recebendo, simbolicamente, uma letra da palavra Burro na ordem (B-U-R-R-O).
Nesta modalidade mais hardcore, o Burro, além de receber a letra, também deve beber algo - o que os jogadores decidirem - para deixar a brincadeira ainda mais emocionante. O jogo termina quando um jogador receber todas as cinco letras de BURRO - ainda que, seja o tipo de jogo em ninguém vence ou perde.
MENTIRA / COPAG 139
Para jogar Mentira não vai só um baralho, mas até 4, isto para aumentar o número de cartas em jogo e a adrenalina da parada. O jogo, como o nome indica, premia aquele que for o melhor mentiroso, pois é preciso enganar os seus adversários sobre as suas ações para vencer. E para essa opção, o bom e velho COPAG 139 se encaixa perfeitamente, porque Mentira jogada com várias cartas é ainda mais divertido, então quanto mais 139, melhor.
COMO JOGAR: a partida começa dividindo os baralhos entre os participantes (que podem ser muitos, mas quanto mais gente, mais baralhos são indicados) de modo que todos fiquem com muitas cartas nas mãos. O primeiro a jogar deve escolher uma carta de sua mão e declarar uma quantidade desta, sem mostrar aos demais e deixá-las separadas do restante, enquanto a rodada segue. Exemplo: jogador 1: tenho 6 damas.
A partir daí, os demais jogadores da mesa têm duas duas ações a tomar: contestá-lo ou entrar na mentira. Exemplo: jogador 2: tenho mais 3 damas. Perceba que, só nessa jogada, 9 cartas de Dama foram citadas, e é aí que tá a mágica! Um desses jogadores pode não estar falando a verdade! Isso faz com que os demais jogadores fiquem em dúvida sobre a ação indicada e, daí, decidem se contestam ou não.
Se um jogador decide contestar, apontando que um certo jogador não tem o número de cartas que afirma ter, o jogador contestado deve mostrar sua mão e provar se mente ou não. Se mentir, ele compra todas as cartas indicadas na rodada. Se caso ele diz a verdade, o contestador é quem as compra. Vence aquele que acabar com suas cartas da mão primeiro, se tornando o grande mentiroso.
JOGO DA MEMÓRIA / COPAG GAME OVER
O clássico Jogo da Memória pode ser jogado com baralho convencional sim, mas nessa nossa seleção, sugerimos um que foge bem à tradição. Nosso baralho Game Over tem estampas incríveis que remontam a era de ouro dos games com ilustrações em 8 e 16 bits, perfeito para um joguinho que foque no visual, não acha?
COMO JOGAR: Como dissemos, o Jogo da Memória é um clássico e é bem simples de jogar. Basta encontrar pares de cartas iguais. Coloca-se todas as cartas do baralho em jogo viradas para baixo e, rodada a rodada, um jogador vai virando uma por uma para achar o seu devido par. Se ele encontrar o par correto, ele segue jogando, se não, passa a vez. O jogo segue até acabarem as cartas e vence quem tiver mais pares formados.
E enquanto ele não volta ao estoque, você pode conhecê-lo aqui.
O Mau-mau é uma espécie de Uno com baralho, e, até dizem por aí, que o modo com cartas tradicionais precedeu esse belo jogo da discórdia. A dinâmica segue a mesma, mas um baralho Neoteric entrega ainda mais classe e estilo ao jogo. Suas cartas são feitas para propiciar um jogo ágil com deslize único e alta resistência ao manuseio, marcações e líquidos.
COMO JOGAR: Se você já jogou Uno, vai entender facilmente Mau-Mau. Mas para jogar com baralhos convencionais é necessário algumas adaptações. As cores devem ser substituídas pelos Naipes, enquanto os números se equivalem. Nesse modo, normalmente, não se utiliza cartas de ações, como reverse, +4 ou block, mas é possível adaptar as figuras e coringas para isso, determinando previamente uma ação para cada uma delas. Fica a critério dos jogadores.
O jogo começa com um jogador descartando uma carta das suas mãos, e o naipe ou número vai decretar a carta que o próximo competidor deve jogar. Este deve equipará-la, isto é, jogando uma carta do mesmo naipe ou número, e se não o fizer, ele compra até achar uma que complete a rodada. E assim se segue até que um jogador consiga descartar todas as cartas de sua mão.
Mas atenção: assim que um jogador estiver com duas cartas na mão e a descartá-la para ficar apenas com uma, ele deve dizer à mesa: MAU-MAU! Se caso ele esquecer de gritar, este deve comprar 5 novas cartas e, assim, praticamente recomeçar o seu jogo.
Dá para ver que com baralho não existe limites, dá para jogar de tudo e garantir a animação da galera. Essas sugestões podem ser jogadas com quaisquer baralhos tradicionais, o bom e velho 139 mesmo já supre a necessidade, mas não dá para negar que cada uma delas entrega um algo a mais aos jogos - especialmente um joguinho da memória com Game Over ou até o Kick Flip, fala sério.
Acompanhe também nossas redes sociais, por lá, nós sempre sugerimos jogos novos e dicas, como essas, para transformar as suas jogatinas! Siga-nos e se joga com COPAG!
Conheça as regras e saiba como jogar o baralho Pif