Três pessoas rindo e comendo Três pessoas rindo e comendo
Copag > Blog Copag > Curiosidades > Naipes de copas e as suas curiosidades: veja quais são!

Naipes de copas e as suas curiosidades: veja quais são!

09.02.2024

Compartilhar em:

Linkedin Facebook Twitter Whatsapp
Voltar ao BlogVoltar ao Blog
Curiosidades
Tag curiosidade Curiosidades

Você sabia que os naipes de copas são mais do que simples cartas em um baralho? Eles possuem diferentes significados, a depender do tipo de baralho e da cultura envolvida.


A seguir, descubra algumas das principais curiosidades sobre os naipes de copas e entenda também como os 4 naipes surgiram e se tornaram populares nos baralhos atuais, bem como conheça alguns dos significados mais interessantes desse naipe.


Continue lendo para descobrir as fascinantes histórias que tornam o naipe de copas um dos mais emblemáticos do baralho!


Como surgiram os naipes do baralho?


Os naipes do baralho têm origens antigas e variadas. Entretanto, o baralho que conhecemos atualmente é uma mistura do baralho espanhol e da versão francesa.


A história dos naipes é tão fascinante quanto um truque de mágica bem realizado. Imagine só, tudo indica que os baralhos de cartas tenham surgido na China lá pelo século X. Depois, no século XIV, os árabes fizeram uma adaptação do baralho chinês e levaram para a Europa.


Porém, somente no século XVI é que o baralho moderno, como conhecemos hoje, começou a se caracterizar. Por exemplo, o padrão de 52 cartas foi criado pelos franceses.


Dentro disso, os 4 naipes que utilizamos até hoje, ou seja, paus, ouros, copas e espadas, foram originados na versão francesa do baralho. Isso porque os logotipos franceses eram mais fáceis de reproduzir, sendo aceitos por diversos outros países e ganhando popularidade.


Nesse sentido, acredita-se que cada um tenha sido criado como uma representação de parte da sociedade da época, entenda:


  • Paus representando os camponeses;
  • Ouro representando a burguesia;
  • Espadas representando a classe militar;
  • Copas representando o clero.

Significado do símbolo dos naipes de copas


Após entender a origem do baralho e dos naipes, vamos falar mais especificamente sobre os naipes de copas, que são representados por um desenho de um coração estilizado, geralmente vermelho.


Além de uma das divisões sociais da época, o naipe de copas simboliza o elemento água, que está associado às emoções, aos relacionamentos e ao mundo dos sentimentos.


Porém, o significado do símbolo de copas pode variar conforme a cultura e a tradição. Em geral, ele é relacionado a temas como amor, paixão, afeto, intimidade, compreensão emocional e empatia.


No contexto do baralho, naipes de copas podem ter diversos significados, dependendo do sistema de leitura utilizado. Quando se trata de jogos de cartas, como o famoso jogo de truco, as copas são um dos naipes mais valiosos. Então, ter cartas de copas, geralmente, indica que você tem uma boa mão e possivelmente uma chance de ganhar a rodada.


Naipes de copas: curiosidades


  1. No baralho tradicional francês, acredita-se que o naipe de copas, assim como os demais, representa as diferentes classes sociais da época, o que teria sido idealizado por Jacquemin Gringonneur;

  1. Origem do símbolo: acredita-se que o símbolo de copas tenha origem nas taças utilizadas em rituais religiosos na Idade Média. Essas taças eram usadas para celebrar a eucaristia, e o símbolo acabou sendo associado aos sentimentos e à espiritualidade.

  1. Copas como símbolo de emoções: o naipe de copas é considerado o mais emocional dos quatro naipes. Ele simboliza o mundo dos sentimentos, das emoções e das relações interpessoais. Por isso, as cartas de copas são frequentemente relacionadas a temas como alegria, tristeza, compaixão, empatia e conexões emocionais.

  1. Personalidade de copas: nas cartas de tarot, o naipe de copas está associado ao elemento água, que está relacionado à intuição e à sensibilidade. Como resultado, as pessoas que têm uma personalidade ligada a copas tendem a ser emocionalmente conscientes, empáticas e bastante sensíveis às necessidades dos outros.

Visite nosso site e encontre diversos tipos de baralhos Copag: baralhos tradicionais, personalizados, de poker, truco e muito mais! Confira e escolha o seu agora mesmo!